Dicas para fazer com que os clientes comprem de você

Tempo de conclusão:

5 minutos


Você tem uma empresa e, por isso, quer facilitar o caminho para que potenciais clientes comprem ou fechem negócio com você. Se os clientes não encontrarem informações sobre sua empresa, não conseguirão contratá-la ou comprar de você, e se a experiência no seu site for ruim, eles podem acabar desistindo.

Uma experiência positiva e simples aumenta as chances de novos clientes comprarem mais produtos, transformando-os em compradores fiéis.

Nesta lição, você verá práticas recomendadas de varejo para otimizar seu Perfil da Empresa na Busca Google e no Maps com o objetivo de atrair mais tráfego, além de recomendações para criar uma experiência no seu site acessível aos usuários.

Como aproveitar ao máximo seu Perfil da Empresa no Google

Um Perfil da Empresa gratuito no Google ajuda lojistas e pequenos empreendedores a se destacarem na Busca Google e no Maps. Você pode controlar como sua empresa aparece no Google adicionando fotos, atualizando o horário de funcionamento, incluindo links para seu site ou serviços e muito mais.

Informações que serão incluídas no seu Perfil da Empresa no Google

Garantir que sua empresa possa ser encontrada facilmente na Web é essencial para transformar as pessoas que estão só olhando em compradores fiéis. A maioria dos clientes (quatro em cada cinco) usam mecanismos de busca, como o Google, para encontrar informações sobre negócios locais, como horário de funcionamento, endereço e rotas.1

4 em cada 5

consumidores usam mecanismos de busca para encontrar informações de negócios locais como endereço, horário de funcionamento e rotas.

1 Google/Ipsos, "Understanding Consumers' Local Search Behavior" (Sobre o comportamento de pesquisa local dos consumidores, em tradução livre), maio de 2014.

Então quais informações os compradores querem ver no seu Perfil da Empresa? Que bom que você perguntou! A ferramenta gratuita Buscador de Oportunidades Locais do Google analisa seu Perfil da Empresa e oferece automaticamente sugestões personalizadas sobre as informações que você precisa incluir.

Se quiser mais dicas e recomendações para melhorar sua presença na Busca Google e no Maps, confira alguns outros pontos importantes:

  • Descrições informativas. Os compradores querem saber o que torna sua empresa única. Detalhes interessantes, como "pequeno negócio", "empresa familiar", "preço justo" ou "terceira geração" ajudam a diferenciar você da concorrência.
  • Horário de funcionamento atualizado. No seu Perfil da Empresa, é fácil incluir um horário especial para atualizar automaticamente os horários de abertura e fechamento do seu negócio em datas comemorativas ou feriados.
  • Detalhes da loja. Incluir atributos (como "Drive-thru" ou "Entrega") no Perfil da sua empresa ajuda os clientes a saberem como comprar de você e formas de entrega.
  • Fotos e vídeos chamativos. No seu Perfil da Empresa, você pode incluir um logotipo, além fotos e vídeos. Adicionar fotos da fachada e do interior do estabelecimento dá aos clientes uma noção da atmosfera da loja e ajuda a destacar sua marca.

75%

dos consumidores nos países pesquisados na América Latina (BR, MX) consideram importante apoiar pequenos negócios familiares ou locais.

2 Google/Ipsos COVID-19 tracker, base: amostra total (n=1000 por país), usuários da Internet com pelo menos 18 anos. Países incluídos: Brasil e México. 22-25 de Abril de 2021.

Como melhorar a experiência dos clientes na sua loja virtual

Em sites do tipo e-commerce ou marketplace, os clientes podem fazer compras da sua empresa diretamente pela Internet. Seja para os varejistas que não possuem um estabelecimento ou para os que desejam expandir as vendas da loja física, as lojas virtuais podem apresentar oportunidades e fluxo de caixa novos e valiosos.

O que os consumidores querem da sua loja virtual

Para ver dicas personalizadas de como melhorar a experiência dos visitantes no seu site, a ferramenta gratuita Teste Meu Site do Google pode avaliar automaticamente a velocidade de carregamento do seu site em dispositivos móveis e oferecer sugestões úteis para torná-lo melhor, mais rápido e mais fácil de usar.

Se quiser mais dicas sobre como melhorar a experiência do cliente na sua loja virtual, veja outros pontos importantes:

  • Ofereça opções flexíveis de entrega. No e-commerce do mundo atual, o cliente manda em tudo, e isso também se aplica às entregas. Oferecer frete grátis pode deixar sua empresa mais interessante para os consumidores. Apresentar diferentes opções de entrega, prazos e locais (como entrega em casa, caixa postal e retirada na loja) também mostra seu compromisso de melhorar o atendimento ao cliente.
  • Ofereça opções para presente. Seja em datas comemorativas ou no aniversário de alguém querido, muitos dos consumidores online procuram serviços de embalagem para presente ou vales-presente ao fazerem uma compra para outra pessoa. Facilite o processo para eles, destacando essas opções no seu site.
  • Dê destaque para as avaliações dos produtos. Os clientes confiam na opinião de outros clientes e, muitas vezes, querem ver as avaliações de um produto antes de comprar. Destaque algumas delas na sua página inicial ou na parte superior das páginas dos produtos, onde os consumidores possam encontrar com facilidade.
  • Use imagens dos produtos em alta resolução. As pessoas precisam ver para crer, principalmente quando estão comprando online. Produtos com imagens em alta resolução têm maior probabilidade de aparecer em pesquisas por palavras-chave relevantes e chamam a atenção dos clientes, além de aumentar a confiança na sua marca. Saiba mais sobre os requisitos de tamanhos de imagem de produtos do Google.
  • Destaque sua política de devolução. Apresentar os benefícios dessa política (como devolução grátis, troca grátis e embalagem para devolução) ajuda os clientes a se sentirem mais confortáveis ao comprar produtos da sua empresa pela Internet.
  • Melhore a velocidade do seu site. A primeira impressão é a que fica. Os clientes esperam que sua loja virtual carregue rapidamente (principalmente em dispositivos móveis), senão eles vão acessar outro site. Melhorar o tempo de carregamento do site em apenas 0,1 segundo pode aumentar sua taxa de conversão em até 8%.3

8%

de crescimento

Melhorar a velocidade de carregamento do seu site em 0,1 segundo pode aumentar as taxas de conversão em até 8%.

3 Google/Deloitte, Milliseconds Make Millions (Transforme milissegundos em dinheiro, em tradução livre).

Precisando criar ou atualizar seu site? Conheça os provedores de sites que fazem parceria conosco:

Abra uma loja virtual ou traga a sua para a Internet - não importa qual é o seu ramo de atuação. O Shopify é uma plataforma de comércio completa para começar, gerenciar e expandir seu negócio. Com o Shopify, sua empresa está sempre aberta.

Saiba mais

Leve sua loja para a Internet, acesse treinamentos exclusivos e venda os produtos que você já tem - tudo de graça. Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce completa. Crie sua loja virtual em apenas 4 passos e deixe com a cara do seu negócio com modelos prontos e diversas integrações disponíveis.

Saiba mais

Crie seu site do zero, de forma personalizada e em minutos, com modelos simples e intuitivos. A Cielo facilita a criação do seu site e deixa tudo pronto para você começar a anunciar os seus produtos e serviços na Internet para turbinar suas vendas.

Saiba mais

Comece a vender na internet e use o Tiny para manter tudo organizado e funcionando. Centralize a gestão do seu negócio, emita notas fiscais, controle o estoque e suas vendas com facilidade. Use o plano iniciante com mensalidade grátis até dezembro de 2021.

Saiba mais

Gerencie vários aplicativos de entrega de forma descomplicada com o Napp Hub for Delivery. Venda pelos maiores apps de delivery do mercado e gerencie seus pedidos por uma interface centralizada, que facilita a administração de várias plataformas.

Saiba mais

Dica: caso seu site esteja hospedado na Shopify, Loja Integrada, Napp, Tiny ou Cielo, essas plataformas ajudarão você a configurar o Google Shopping gratuitamente. Saiba mais sobre os parceiros do programa Cresça [suas vendas] com o Google.

Ajudar os clientes a encontrarem sua empresa na Internet e comprarem no seu site pode fazer uma grande diferença nos seus resultados. Recomendamos que donos e donas de pequenos negócios com lojas físicas criem um Perfil da Empresa gratuito no Google para aumentar as visitas, e que os empreendedores com lojas virtuais sigam as melhores práticas para sites e e-commerces.

Lembre-se de consultar as ferramentas gratuitas do Google como o Buscador de Oportunidades Locais, além de recursos do Think with Google, para receber dicas personalizadas sobre como facilitar o processo de compra com a sua empresa pela Internet.

Mude a posição da tela do seu dispositivo para uma melhor experiência