Crie um planejamento eficaz para as redes sociais

Tempo de conclusão:

16 minutos


Quando o assunto é exibir sua empresa na Internet, as redes sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest, podem ser uma forma rápida de começar. A oportunidade de gerar diálogo nas mídias sociais ajuda você a se conectar com clientes atuais e potenciais para entender quais são as necessidades deles, gerar confiança e incentivar que comprem.

Marcar presença nas redes sociais é relativamente fácil, porém mantê-la costuma demandar bastante tempo. Antes de começar, é importante criar um planejamento e se comprometer com o trabalho.

Esta lição aborda os principais aspectos para alcançar uma boa estratégia de redes sociais para a sua empresa:

  1. Conhecer os benefícios para então poder definir metas
  2. Escolher as plataformas certas e começar a utilizá-las
  3. Preparar conteúdos interessante para publicar regularmente
  4. Responder feedbacks gerar diálogos mais dinâmicos
  5. Medir os resultados e otimizar seu plano

Você também vai conferir dicas para gerenciar seus perfis nas redes sociais continuamente, com menos estresse e mais sucesso

Os benefícios das redes sociais

Neste vídeo, abordamos os conceitos básicos das mídias sociais e como aproveitar essas redes da melhor maneira.

Existem três formas de beneficiar sua empresa usando as mídias sociais. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Interagir com os clientes: publique atualizações, novidades, vídeos, ofertas e outros conteúdos novos com o objetivo de ser sempre lembrado pelos seus clientes atuais e expandir sua rede para encontrar novos clientes.
  • Gerar confiança: quando seus clientes compartilham avaliações positivas e recomendam seus produtos e serviços nas redes sociais deles, há mais icredibilidade do que quando a empresa fala de si mesma.
  • Entender seus clientes: ao prestar atenção em quais publicações recebem mais visualizações, curtidas e compartilhamentos, você saberá exatamente o que seus clientes querem e poderá se concentrar nisso nos próximos esforços de marketing.

Não se esqueça desses benefícios ao criar seu planejamento para redes sociais, garantindo que sua estratégia atenda às suas metas de negócios.

Apenas 5 passos para o sucesso

Não há dúvidas de que você poderia publicar uma página no Facebook rapidamente e pronto, porém vale à pena gastar um pouco mais de tempo planejando. Este vídeo explica as cinco etapas para ajudar você a minimizar problemas e frustrações e atingir seus objetivos.

Neste vídeo, você saberá como começar a usar uma plataforma de mídia social, a diferença entre contas individuais e comerciais, além da importância de criar seu perfil.

Passo 1: Escolha as plataformas com as quais irá trabalhar

Redes sociais de maior ou menor alcance podem ser eficientes, mas a opção mais adequada depende dos seus objetivos.

  • Quais delas seus clientes e concorrentes estão usando? Eles estão ativos em plataformas grandes, como o Facebook e o Twitter? Além disso, descubra se existe alguma uma plataforma específica de nicho, como por exemplo o TripAdvisor, para a seu ramo de atuação.
  • Quais plataformas são uma boa aposta para sua empresa? Seu negócio é mais pessoal, e por isso, apropriado para o Facebook? Ou uma plataforma mais profissional, como o LinkedIn, seria uma opção melhor?
  • Quais tipos de conteúdo darão mais destaque para sua empresa? Fotos no Instagram e no Pinterest são a melhor forma de exibir seus produtos? Textos curtos no Twitter ou artigos mais longos no Medium funcionam melhor para você? Pode ser interessante exibir seus produtos ou tutoriais em vídeos no YouTube?

Passo 2: Crie um perfil para o seu negócio

Marque presença nas redes sociais de sua preferência. Crie um perfil por vez ou vários ao mesmo tempo, tudo dependerá dos recursos que você tem à sua disposição.

  • Escolha o nome (ou "nome de usuário") para o seu perfil. Ele precisa ser curto e fácil de lembrar. Se o nome da sua empresa estiver disponível, essa costuma ser a opção mais recomendada. Se não estiver, seja criativo adicionando seu local ou uma característica que torne você especial, como MegaSurfGuarujá ou TênisComDesconto.
  • Inclua informações básicas, como endereço, número de telefone, e-mail e uma descrição da sua empresa.
  • Faça upload de imagens atrativas para colocar na página inicial, como um logotipo, foto de perfil e/ou de capa.

Passo 3: Comece a estabelecer uma rede de contatos

Aumentar o número de seguidores leva tempo, por isso, comece agora mesmo e não desanime.

  • Convide os clientes para visitarem sua página. Experimente estas ideias: coloque um cartaz na sua loja convidando os clientes a conhecerem seu perfil. Inclua links para os seus perfis nas redes sociais em e-mails, cartões de visita e no site. Faça uma promoção, um sorteio ou ofereça descontos para encorajar os clientes a seguirem sua página e a compartilharem com os amigos.
  • Não tenha medo de pedir diretamente aos clientes para seguirem sua página e deixarem avaliações. Eles podem até não lembrar disso sem você pedir, mas certamente ficarão felizes em apoiar sua empresa.

Passo 4: Publique e converse com frequência

Ter um perfil nas redes sociais sem postagens sem postagens não ajudará você a atingir suas metas, por isso, é importante compartilhar conteúdo de qualidade regularmente.

  • Pense em assuntos que vão chamar a atenção dos seus clientes atuais e potenciais e compartilhe informações úteis e interessantes. Veja algumas ideias para você começar a criar conteúdos e postar hoje mesmo:
    • Compartilhe dicas de especialistas: Se você administra uma cafeteria, por exemplo, mostre aos seguidores como vaporizar leite.
    • Destaque uma oferta ou promoção: Mostre aos seus seguidores do que ela se trata.
    • Revele os bastidores da sua empresa: Apresente aos seguidores a equipe que interage com eles ou conte uma história sobre um fornecedor ou produtor.
  • Planeje suas postagens com um calendário de publicações. Veja algumas ideias para criar sua agenda de conteúdo:
    • Segundas-feiras: Publicar a oferta semanal.
    • Quartas-feiras: Publicar um tutorial curto.
    • Sábados: Publicar algo sobre os bastidores (como você faz o prato mais pedido ou embala os produtos para entrega, por exemplo).
  • Decida a frequência das postagens de acordo com a sua rotina. É possível se comprometer com interações diárias ou semanais? Comece devagar e entenda o que é preciso fazer para criar um bom conteúdo - qualidade é mais importante que quantidade.
  • Separe um tempo para aprender com seus seguidores. As empresas tiram melhor proveito das redes sociais quando conseguem gerar um verdadeiro diálogo com o público. Leia os comentários e responda de forma educada. Preste atenção nas publicações que geram mais engajamento e crie mais postagens parecidas.

Dica: reutilize seu conteúdo em diferentes redes sociais para expandir seu alcance. Caso necessário, ajuste-o de acordo com o formato e o público-alvo ao invés de começar do zero. Tente usar ferramentas de gerenciamento de mídias sociais como o Hootsuite e o Hubspot para agendar publicações em diferentes plataformas, diminuindo assim a sua carga de trabalho.

Modernize seu marketing e construa relacionamentos com seus clientes online. Com a Hootsuite, você pode construir sua reputação online, aumentar seu alcance nas redes sociais e encontrar clientes onde quer que eles estejam.

Saiba mais

Pare de alternar entre os canais digitais com a ajuda da HubSpot e as ferramentas de gerenciamento de mídia social. Publique facilmente em todas as redes sociais em um só lugar.

Saiba mais

Passo 5: Acompanhe e analise os resultados

O trabalho só acaba depois de avaliar o impacto das suas postagens e ajustar seus planos para otimizar os resultados.

  • Todas as plataformas de mídias sociais oferecem uma maneira de acompanhar o desempenho. Você pode conferir as curtidas, os compartilhamentos e comentários de cada uma das suas postagens ou usar uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais para acompanhar os resultados em um só lugar. Além disso, tente enxergar além das curtidas e dos compartilhamentos para entender melhor se determinada mídia social está causando impactos reais na sua empresa. Você pode usar os relatórios de performance do seu site para ver como os usuários interagiram com ele. Pergunte aos seus clientes como eles encontraram você, o que os incentivou a visitar ou comprar on-line e se eles estão consultando sua página nas redes sociais.
  • Use os dados e relatórios para saber quais postagens estão compensando mais seu esforço. Decida quais formatos funcionam melhor e em quais dias seus clientes interagem mais. Ajuste seu planejamento e verifique se essas adaptações oferecem resultados melhores.

É fácil criar um perfil nas redes sociais para que sua empresa interaja com os clientes, ganhe credibilidade e entenda as necessidades deles, mas mantê-las exige muito trabalho. Um pouco de preparação pode evitar armadilhas ajudando você a escolher as melhores plataformas e a elaborar um plano de conteúdo que seja viável e eficaz. Planeje-se para criar publicações, receber comentários e responder seus clientes nas plataformas sociais, interagindo com eles e ajustando seus planos para alcançar os melhores resultados.

Mude a posição da tela do seu dispositivo para uma melhor experiência