Crie, desenvolva e aproveite ao máximo o site da sua empresa

Tempo de conclusão:

5 minutos


Criar um site é uma ótima maneira para ajudar os clientes a encontrarem, conhecerem e interagirem com sua empresa pela Internet. Ele funciona como uma casa on-line para a empresa, que pode ser atualizada conforme necessário.

Não importa se o seu objetivo é compartilhar vídeos, promoções e atualizações sobre o seu negócio, vender produtos ou serviços com seu e-commerce, mostrar as avaliações deixadas pelos consumidores ou gerar leads através de uma newsletter para então conquistar novos clientes: a estratégia do site pode e deve trabalhar a seu favor e das metas da sua empresa.

Esta lição aborda as práticas recomendadas de estratégia para websites para ajudar você a selecionar um endereço, escolher e comprar um domínio, criar e lançar seu próprio site.

O que é um nome de domínio?

Um nome para chamar de seu. O nome é parte fundamental da estratégia de um site. Seu "nome de domínio" ou "endereço do site" são as palavras que alguém vai digitar no navegador da Web para acessar o site. Ele é a identidade da sua empresa na Internet.

Como escolher um bom nome de domínio. O endereço do seu site deve ser marcante, simples e fácil de compartilhar. Ele precisa ser fácil o suficiente para que os clientes se lembrem como escrevê-lo e algo simples de ser mencionado em uma conversa ou escrito em materiais promocionais. Experimente dizer "Visite nosso site no endereço…" com o nome do seu site em voz alta. Se soar estranho ou muito longo, tente escolher outra opção.

Práticas recomendadas para escolher o domínio do site. Veja aqui algumas dicas úteis para nomear seu site.

  • Seja breve. Use até três palavras.
  • Simplifique. Nomes curtos e simples são mais fáceis de lembrar.
  • Inclua palavras-chave. Usar palavras sobre o que você faz ou onde atua, como "padaria" ou "Maceió", pode ajudar os clientes a encontrarem você rapidamente.
  • Evite erros gramaticais. Grafias não convencionais podem estar em alta, mas tornam seu site difícil de encontrar ou fazem ele parecer suspeito.
  • Use apenas letras. Incluir números no domínio aumenta as chances de erros de digitação e pode reduzir a credibilidade do seu site.

Comprar um domínio

Depois de definir uma lista de possíveis nomes para o seu site, é hora de verificar quais estão disponíveis. Dica: se o seu domínio favorito já estiver em uso, não perca as esperanças.

Pesquise nomes de domínio disponíveis. Você pode pesquisar rapidamente os nomes de domínio disponíveis usando esta ferramenta do Google. Ela também sugere melhorias e alternativas se o domínio já estiver em uso.

O que fazer se o nome já estiver em uso. Se o nome que você quer usar já estiver ocupado, veja o que você pode fazer:

  • Mude a terminação do domínio. O domínio de topo (TLD) mais comum é .com, mas o Google Domains tem mais de 300 TLDs disponíveis, incluindo terminações como ".photography", ".cafe" e ".store".
  • Ajuste o nome. Por exemplo, "cafedojoao.com" pode estar em uso, mas "cafedojoaoperdizes.com" e "deliciosocafedojoao.com" pode estar disponível. Use sua criatividade, mas mantenha a simplicidade.
  • Tente comprá-lo. Se você fizer questão de manter sua primeira opção, é possível tentar comprá-la do proprietário atual do nome.

Compre seu domínio. Depois de escolher o domínio, é hora de comprá-lo. Domínios a partir de R$ 35/ano no Google Domains e com recursos premium inclusos. Sem taxas surpresa e sem despesas extras.

Crie e lance seu site

Parabéns! Agora você tem seu próprio endereço na Web. Chegou a hora de criar seu site.

Contrate alguém para criar seu site. Uma opção comum é contratar um profissional para desenvolver e criar o site.

Essa é uma boa opção se você não tem tempo para se concentrar na criação do site. Também é recomendável se você quer funcionalidades muito específicas e personalizadas.

Usar uma plataforma de criação de sites. Se você quiser criar um site por conta própria, use uma plataforma de criação de sites. Nelas, pessoas que não têm experiência com programação ou design podem criar facilmente sites atrativos e funcionais com vários recursos.

Muitas dessas plataformas oferecem modelos prontos e diversos recursos que você pode arrastar e soltar para customizar seu site, como inclusão de imagens e vídeos, anúncios de produtos, recursos de e-commerce, avaliações, respostas a perguntas dos clientes e muito mais. Ao escolher uma plataforma, lembre-se de considerar o que é importante para o seu negócio, principalmente se estiver criando uma loja virtual.

Escolha uma plataforma de criação de sites. Estas são algumas plataformas conhecidas de criação de sites:

Abra uma loja virtual ou traga a sua para a Internet - não importa qual é o seu ramo de atuação. O Shopify é uma plataforma de comércio completa para começar, gerenciar e expandir seu negócio. Com o Shopify, sua empresa está sempre aberta.

Saiba mais

Leve sua loja para a Internet, acesse treinamentos exclusivos e venda os produtos que você já tem - tudo de graça. Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce completa. Crie sua loja virtual em apenas 4 passos e deixe com a cara do seu negócio com modelos prontos e diversas integrações disponíveis.

Saiba mais

Crie seu site do zero, de forma personalizada e em minutos, com modelos simples e intuitivos. A Cielo facilita a criação do seu site e deixa tudo pronto para você começar a anunciar os seus produtos e serviços na Internet para turbinar suas vendas.

Saiba mais

Comece a vender na internet e use o Tiny para manter tudo organizado e funcionando. Centralize a gestão do seu negócio, emita notas fiscais, controle o estoque e suas vendas com facilidade. Use o plano iniciante com mensalidade grátis até dezembro de 2021.

Saiba mais

Divulgue produtos do estoque físico da sua loja para que sejam encontrados nas buscas do Google. Leve seu estoque para a Web e crie anúncios de Inventário Local com custo zero de instalação e mensalidade com 35% de desconto para o plano de 1 a 50 lojas até dezembro de 2021.

Saiba mais

Dica: o Google Domains é integrado ao "Domains Connect", que facilita a conexão do seu domínio a criadores de sites que usam um padrão aberto, incluindo Shopify, Wix, Squarespace e Google Sites.

O site é a casa da sua empresa na Internet. Garantir que ele tenha um nome fácil de encontrar, apresente as funcionalidades necessárias (principalmente para lojas virtuais), e retrate os valores da sua empresa ajudará você a ganhar credibilidade e ter boa imagem na Internet.

Escolher um bom profissional para desenvolver seu website ou escolher a melhor plataforma de criação de sites para as suas necessidades ajudará no sucesso da sua empresa dentro e fora da Internet.

Mude a posição da tela do seu dispositivo para uma melhor experiência